Sumário #1 – Programas de Pós-graduação

  • Periodicamente editarei estes Sumários 1 agregando publicações sobre um tema. O objetivo é reunir alguns dos posts mais relevantes sobre um tópico para facilitar a leitura e estudo do tema.

Para aproveitarmos este período de afastamento físico de nossas Instituições preparei esta lista de posts relacionados à pós-graduação. Certamente o assunto é bem crítico com as novas regras de avaliação da CAPES para o próximo quadriênio. Nessa crise as Universidades ganharam uma amplo reconhecimento social e da mídia pela competência e qualidade de seus trabalho. Após o controle da pandemia precisamos mudar muito nosso comportamento, mostrando para a Sociedade a importância do trabalho e não somente como somos bons tendo um h-index alto.

Com as medidas de controle da epidemia de COVID-19 estamos vendo que muita coisa pode ser realizada com as plataforma de EaD disponíveis. Depois de passada a crise será possível analisar os resultados obtidos com as diversas alternativas desenvolvidas. Mas nunca devemos nos esquecer que a utilização de EaD nas pós exige uma dedicação intensa dos professores, nunca pode ser vista como uma forma de reduzir custos: a qualidade exige esforço. É bom lembrar a citação em inglês: “No pain no gain”. Isto significa que esforço é necessário e engajamento dos alunos. Não se obtém bons resultados sem esforço, dos professores e dos alunos.

Os posts são temas importantes para a leitura, compreensão e análise crítica de nosso ambiente. Há posts mais antigos, alguns bem atuais, mas o conjunto apresenta uma visão abrangente dos desafios que enfrentamos. Na coluna direita, para cada post existe uma lista de “Leituras recomendadas”, esta lista é calculada automaticamente e oferece conteúdo relacionado com o tópico. Espero que aproveitem o material.


 

  1. No sentido de resumo, é por vezes chamado sinopse uma versão encurtada de um texto original. O principal propósito de tal simplificação é entender os principais pontos do texto original, filme ou evento, que usualmente são extensos, e portanto permitir a outrem compreender a essência da fonte em um período menor de tempo. Normalmente traz em seu início o título, nome do autor, tipo de texto e sua ideia principal. Tem uma estrutura claramente organizada, de construção lógica, cronológica e determinada. [Wikipedia] []