Pós-graduação: mestrado, doutorado e pós-doutorado no Inf.UFRGS

Atualizado em

Orientações para os candidatos 

Algo muito importante  para um candidato é justificar seus objetivos e seus pré-requisitos, para isto uma Carta de Motivação é essencial. A lista de meus orientandos que já concluíram suas dissertações e teses, bem como o link para os textos completos se encontra em Orientandos.

Se você está pensando em fazer um mestrado ou doutorado sobre Sistemas de Informação e temas correlatos em um Curso avaliado como nível 7 da CAPES, dê uma olhada nos Orientandos, em suas dissertações e teses.

O objetivo do Grupo de Sistemas de Informação do Instituto de Informática da UFRGS é a investigação e o desenvolvimento de modelos, técnicas e ferramentas nas áreas de Modelagem Conceitual de Banco de Dados e de Sistemas na Web, além da Recuperação, Análise e Recomendação de Informação. Para verem os temas em que estou trabalhando a melhor alternativa é acompanhar as publicações disponíveis no Google Acadêmico.

Sugiro que os alunos interessados em realizar um futuro mestrado ou doutorado entrem em contato. A preparação de uma proposta, tanto de mestrado, quanto de doutorado deve ser cuidadosamente elaborada.

Pó-doc Inf

Após o término do Doutorado, os novos doutores precisam encarar uma escolha: buscar uma colocação profissional na Indústria, candidatar-se a vagas de professor em universidades públicas ou privadas ou, ainda, tentar inserir-se em centros de pesquisa ou empresas que invistam em pesquisa. Para tornar esta transição mais suave e produtiva, o Instituto de Informática da UFRGS oferta aos interessados um Estágio de Pós-Doutorado.

Financiado pela CAPES e pelo CNPq, o Pós-Doc, como é conhecido, depende da proatividade dos interessados. Através da elaboração e do envio de projetos de pesquisa às agências de fomento, por meio do PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) – que necessita da participação de um tutor vinculado à UFRGS –, os doutores podem receber bolsas por períodos variáveis. Ao longo dos anos, o Instituto de Informática tem recebido um número significativo de pesquisadores Pós-Doc.