Informática na Educação

Atualizado há 2 anos


Esta página apresenta um conjunto de aulas sobre assuntos importantes sobre a Informática na Educação. Se gostares do conteúdo recomenda para teus colegas. Aqui teremos desde conceitos sobre o sistema de ensino, técnicas e métodos para EaD, até tópicos aprofundados sobre conceitos e teorias. Caso algum tópico de seu interesse que não tenha sido abordado entre em contato. Este conteúdo é oferecido sob licença Creative Commons (Uso não-comercial – Vedada a criação de obras derivadas). Você pode utilizá-lo livremente em suas aulas. Periodicamente será adicionado um novo vídeo, assine o canal para se manter atualizado. Para você que é professor, este vídeo mostra como utilizar as apresentações desta playlist para orientar seus alunos e estimular o debate sobre os temas.

 


 

  1. A carreira acadêmicaAqui você encontra a descrição completa da vida de um estudante. O objetivo é apresentar uma visão geral do sistema brasileiro de ensino. É a introdução da PlayList.
  2. Modelos de EaD:
    Com o crescimento do ensino remoto é preciso que conheçamos as alternativas para o Ensino a Distância. Este vídeo apresenta as três formas básicas: Ensino síncrono (remoto e misto), Ensino independente e Ensino independente + aulas. Concluo com a apresentação dos MOOCs.
  3. Aula invertida – como aproveitar as miniaulas: Com um conteúdo de miniaulas do curso de computação é possível desenvolver atividades de ensino remotas. Este vídeo apresenta esta metodologia de forma simples e de imediata realização. A medida que o professor passa a utilizar a técnica de aula invertida irá desenvolver sua própria experiência e competência. O importante é iniciar.
  4. EaD depois da Pandemia: O Ensino a Distância é muito mais do que o uso de ferramentas de TIC. Depois de passada a crise será possível analisar os resultados obtidos com as diversas alternativas desenvolvidas. Mas nunca devemos nos esquecer que a utilização de EaD exige uma dedicação intensa dos professores e uma mudança importante dos gestores das universidades e inclusive da legislação. O EaD nunca pode ser vista como uma forma de reduzir custos. A qualidade exige esforço e recursos, não se obtém bons resultados sem esforço, dos professores, dos gestores e dos alunos. O Ensino a Distância requer um envolvimento didático diferente do ensino presencial, justamente por não existir o contato presencial.

(Acessos 546)