Candidatura ao Conselho da SBC

SBCPrezados colegas da Sociedade Brasileira de Computação,

Após muitos anos de vivência na Sociedade e no ambiente acadêmico e tecnológico da computação no Brasil e no mundo acredito que posso dar uma nova contribuição à SBC trazendo a experiência acumulada para o Conselho desta Sociedade. Agora, como Docente Convidado do Inf. UFRGS terei mais tempo para dedicar à SBC.

Tenho participado ativamente da SBC desde a sua fundação. Minhas áreas principais de atuação são Sistemas de Informação, Banco de Dados e Modelagem Conceitual, e EAD, fui membro da CE de Banco de Dados da SBC tendo sido coordenador desta Comissão. Participei em várias gestões da Comissão de Educação. Fui membro do Conselho da SBC. Academicamente estou bem ativo com 5 artigos em Journal do índice restrito nos últimos dois anos e minhas referências no Scholar Google estão no maior nível. Concluí 83 orientações de mestrado, doutorado, e pós-doutorado como listado em meu site. Recebi o prêmio de Pesquisador do Ano em Banco de Dados da SBC e o prêmio Newton Faller, também da SBC. Fui Coordenador do PPGC/UFRGS, participei da criação dos programas de doutorado em Computação e Administração da UFRGS, fui membro e vice-presidente da Câmara de PG da UFRGS, membro do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq – CA-CC, membro e coordenador do Comitê de Matemática, Estatística e Computação – MEC – da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS – FAPERGS e implantei o Curso de Informática Instrumental para professores do Ensino Médio oferecido pela UFRGS para a UAB.

Os meus principais pontos de vista estão detalhados em meu site (https://palazzo.pro.br). Em resumo, minha atuação é muito ligada à implantação das tecnologias computacionais na sociedade e suas consequências. Acredito que estas tecnologias devam ser sempre consideradas com a sua perspectiva humana. As tecnologias não são neutras, podem ser ferramentas de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos como podem ser forma de domínio tecnológico e massificação sem qualidade. Quanto ao ensino da computação é preciso que se procure ampliar sua difusão para a maior parcela possível dos brasileiros, mas nunca perdendo de vista a qualidade. Considero que devemos nos esforçar para qualificar e valorizar as conferências organizadas pela SBC estimulando a participação de todos os níveis de formação. Uma característica única de nossos eventos é a participação de grande número de alunos desde a Iniciação Científica. Esta característica, que tenho denominado Divisão de Acesso precisa ser mantida e estimulada com eventos colocalizados atraindo os jovens que serão o futuro da nossa Comunidade. Finalmente acredito que é essencial estimular a participação ativa da comunidade, de forma semelhante ao que acontece na SBPC, com a produção e defesa de documentos e realização de ações que influam de forma importante na formação de modelos e de ações que afetem a área. Um exemplo de ações deste tipo foram os Grandes Desafios propostos pela SBC.

 


Prezado(a) Associado(a),

A eleição para a Diretoria e o Conselho da Sociedade Brasileira de Computação será eletrônica. O período de votação iniciará amanhã, 06 de junho às 8h00 e se estenderá até às 18h00 (horário de Brasília) do dia 25 de junho de 2019.

A urna de votação é baseada no sistema Helios de votação eletrônica (mais informações podem ser obtidas na página: http://heliosvoting.org/). Esse sistema privilegia aspectos de segurança na votação eletrônica, em detrimento da qualidade da interface – assim, os esclarecimentos contidos na presente mensagem visam compensar essa deficiência.

Você receberá uma mensagem com instruções de acesso ao sistema (endereço eletrônico, usuário e senha). A mensagem virá tendo como remetente o endereço eleicoessbc@sbc.org.br. Por favor, guarde a mensagem porque os dados ali contidos são essenciais para que você tenha acesso ao sistema.

Seguindo o link incluído no e-mail, a votação iniciará com uma tela que tem quatro opções: três informativas, e uma opção para efetivamente votar:

  1. Questions: aqui você poderá obter informações sobre os candidatos – chapa para a Diretoria e nomes para o Conselho. Estas informações também serão mostradas na hora de votar.
  2. Voters & ballots: aqui será possível rastrear seu voto depois de tê-lo depositado na urna.
  3. Trustees: estará indicado o nome da presidente da Comissão Eleitoral, responsável por disparar o processo de apuração, com o uso de chave privada.
  4. Vote in this election: a partir daqui, será conduzido para assinalar suas escolhas (voto para Diretoria e depois votos para membros do Conselho). Apenas após confirmar seu voto, você será solicitado a fornecer seus dados de usuário e senha para então concluir o processo.

Outras informações importantes:

  • O sistema Helios permite alteração do voto após sua submissão ao sistema, quantas vezes você desejar, desde que use os dados de usuário e senha fornecidos. Apenas o último voto será apurado.
  • Após ter votado, você poderá opcionalmente rastrear o seu voto e ter certeza de que ele foi efetivamente recebido pela urna. Para isso, você terá um pseudônimo constante na mensagem com instruções a fim de garantir anonimidade frente aos usuários da rede.

Finalmente, gostaríamos de esclarecer que o sistema usa método avançado de criptografia para garantir a confidencialidade dos votos, e a implementação foi realizada usando técnicas de tolerância a falhas de forma que não sejam perdidos dados de votações realizadas. Entretanto, podem ocorrer indisponibilidades breves do sistema ou da rede que necessitem ser contornadas com o retorno um pouco mais tarde para a realização da votação.

Instruções e esclarecimentos sobre a “urna de votação” poderão ser encontrados no site da SBC.

Atenciosamente,

Soraia Raupp Musse
Presidente da Comissão Eleitoral
______________________________
Comissão Eleitoral
Eleições SBC 2019/2021

Publicado em Publicado em Diversos