Dados, Informação e Conhecimento

Dados informao conhecimento


A palavra Dados vem do latim datum isto é algo oferecido, dado. Esta é a significação de dados: algo que está disponível que foi oferecido. Então é possível entender que dados constitui-se no material bruto, naquilo que foi disponibilizado ou oferecido. É claro que um material bruto é importante, mas tem um valor limitado. É o mesmo que exportar minério de ferro, o melhor seria transformá-lo em aço de qualidade, pois este material transformado tem muito mais valor agregado. O mesmo deve ser feito com os dados, agregar valor através de sua interpretação.

Em informática consideramos dados como valores binários que podem ser números, cadeias de caracteres ou imagens sem interpretação. Estes dados foram obtidos da realidade através de algum processo de captura automática ou de codificação realizada por pessoas. Os dados representam a realidade, mas não carregam significados em si mesmos. Vejamos um exemplo: o número 220 não nos diz nada sobre qual a grandeza do mundo real que ele representa. Duzentos e vinte (220) é apenas um número sem que por si mesmo mostre uma relação com o mundo real.

Informação é o próximo nível. Só os dados não trazem em si mesmos o significado da representação da realidade que eles carregam. A informação consiste no significado associado aos dados, no exemplo anterior 220 volts é uma informação associando um valor (dado) a uma grandeza que tem significado físico. Neste caso 220 é interpretado como uma grandeza elétrica, a voltagem.

No último nível, o conhecimento, existe a compreensão do significado da informação com a possibilidade de utilizar este conhecimento para algum uso específico. No nosso exemplo o conhecimento associado a 220 volts poderia ser que esta tensão elétrica é perigosa para o ser humano e que devem ser utilizadas ferramentas isoladas para manipular fios submetidos a esta tensão.


Dados informao conhecimento

Figura 1. Dados, Informação e Conhecimento.

Publicado em Publicado em Ensino