Primeiros computadores da UFRGS (1967-1972)

Atualizado há 7 anos


Por: José Palazzo M. de Oliveira

 

Primeiro computador do CPD da UFRGS, o IBM 1130 (Fig. 1), uma descrição bem interessante encontra-se na Wikipedia em inglês. Na foto da esquerda vê-se, em primeiro plano, o processador e o console de comando, ao fundo à direita a impressora de linha e, mais a frente, a leitora de cartões e a unidade de discos. A foto da esquerda foi tirada na instalação inicial e a da esquerda no prédio do CPD no Campus Médico. Um computador de porte médio orientado às aplicações no ensino, pesquisa e engenharia suportando também serviços administrativos de pequeno volume. O processador desse equipamento tinha 16 K palavras de 16 bits cada, o disco fixo possuía 512.000 palavras em cada unidade.

fig-001

ibm 1130 cpd 2

Figura 1: IBM 1130 no Campus Centro e no Campus Médico

fig-003 fig-004

Figura 2: IBM 1130 no Campus Centro unidade central 

A foto acima, a esquerda, (Fig. 2) apresenta um detalhe do console de comando com as chaves que permitiam modificar os valores dos registradores logo abaixo da impressora. A foto da esquerda apresenta uma visão mais detalhada do plotter de tambor muito utilizado para representar os resultados das simulações realizadas pelos físicos.

Em 1972 foi comprado, pela UFRGS, o Burroughs B-6700 (Fig. 3), com 1 M de memória e processador de 1 MHz instalado no novo prédio do CPD. Este computador foi elemento essencial no desenvolvimento do curso de pós-graduação devido a sua grande capacidade de processamento aliada à possibilidade de acesso aos programas fonte, tanto do sistema operacional MCP quanto dos compiladores e demais programas do fabricante. De noite o espetáculo na sala do sistema era impressionante com centenas de mini-lâmpadas piscando (imaginem a manutenção!) Os registradores eram mapeados para um painel mostrando os valores “0” ou “1” dos bits acionados. Haviam, também, sensores do posicionamento das fitas e a leitura óptica dos cartões era realizada com luz visível. Veja a figura a direita abaixo. 

b6700 02

b6700 01

Figura 3: O Burroughs 6700


 

 

(Acessos 1.396)