Doutorado em Computação (Stanford V – A tese)

Depois de ser aprovado no Exame de Qualificação, o aluno deve obter o acordo de um membro do corpo docente do departamento como orientador. Além disso, o aluno deve formar um Comitê de Leitura da Dissertação composto pelo orientador e, pelo menos, dois leitores adicionais. Isto deverá ser feito no prazo de um ano após o exame de qualificação exame de qualificação. O aluno deve apresentar a proposta de tese em reunião pelo menos nove meses antes da data prevista de diplomação. O objetivo da apresentação oral de tese é permitir aos alunos um melhor feedback formativo de seu Comitê de Leitura orientando a direção a tomar para concluir com êxito uma dissertação de qualidade. O formato sugerido deve incluir:

  • Uma descrição do problema de pesquisa e sua importância; 
  • A descrição do trabalho anterior na área e o “estado da arte”;
  • Uma descrição do trabalho preliminar que o aluno realizou sobre o problema, e os resultados desse trabalho de pesquisa;
  • Um esboço do trabalho restante a ser feito e um cronograma para realizá-la.

A Universidade exige um exame oral da tese. Tradicionalmente, o formato da defesa é uma apresentação pública com duração de aproximadamente uma hora, seguido por perguntas da comissão examinadora em uma sessão privada. (Tempo total de 3 horas no máximo). A banca da defesa deve ter pelo menos cinco membros que incluem um presidente e quatro vogais. Quatro dos cinco devem ser membros do Conselho Acadêmico.


Comentário: Esta estrutura de proposta e defesa é bastante semelhante às normalmente existentes em nossas Universidades.


Posts da série: