Doutorado em Computação (Stanford IV – O exame de qualificação)

O Exame de Qualificação avalia a profundidade de conhecimento de um aluno e a familiaridade em sua área de especialização. Exames de Qualificação geralmente são oferecidos em todas as áreas abrangidas pelo exame de abrangência escrito. É possível para um aluno solicitar um exame de qualificação em uma área que ainda não foram oferecidas, como um que seja multiáreas. A viabilidade deste pedido é determinada caso a caso pelo comitê do programa de doutorado. Um estudante deve passar pelo exame de qualificação o mais tardar no final de seu terceiro ano de estudo.

Um estudante pode fazer o exame de qualificação apenas duas vezes. Em alguns casos uma aprovação condicional é concedida. Se um aluno não passa no Exame de Qualificação em uma segunda vez é a causa para desligamento do programa. Os exames de qualificação são uma exigência da Universidade e são levados muito a sério. Portanto, o tempo suficiente de estudo em profundidade deve ser dado à área que o aluno escolhe para garantir o sucesso.

O formato dos exames de qualificação varia de ano para ano e uma área para outra, dependendo do membro do corpo docente ou chair do exame para cada exame específico. Passando pelo Exame de Qualificação o aluno está certificado de que está pronto para começar o trabalho de dissertação na área escolhida. Se um aluno deseja fazer trabalho de dissertação em uma área diferente da sua área do Exame de Qualificação, orientador do aluno e / ou a faculdade da nova área irá determinar se um exame adicional é necessário.


Comentário: Aqui se verifica a abrangência e liberdade do Exame de Qualificação, este exame tem por objetivo a verificação da capacidade do aluno desenvolver pesquisa de qualidade em sua área. Aliado a esta verificação o exame determina se o candidato apresenta a visão abrangente necessária para um receber o título de doutor em Computação.


Posts da série: