Doutorado em Computação (Stanford I – escolha do orientador)

Iniciando a série de análises sobre modelos de qualidade de programas de pós-graduação vou comentar os tópicos apresentados no documento: 

ACADEMIC REQUIREMENTS FOR THE PH.D. DEGREEOs dois primeiros itens deste documento tratam da escolha dos orientadores. Inicialmente os alunos devem seguir o seminário CS300 onde o corpo docente tem a oportunidade apresentar por 45 minutos a sua pesquisa. A ideia é permitir que o novo aluno de doutorado tenha a oportunidade de conhecer as áreas de pesquisa dos professores antes de se comprometer permanentemente com um grupo. A seguir há um período alternância por vários grupos de pesquisa onde o aluno passa por diversos grupos em seu primeiro ano fazendo um pequeno projeto de pesquisa ou ajudando algum pesquisador a cada trimestre. O objetivo é começar a pesquisa imediatamente, aprender algumas habilidades de pesquisa conhecer cada grupo de pesquisa. A maioria dos estudantes encontra uma oportunidade de formar relacionamentos fortes com os professores e estudantes de diferentes grupos de pesquisa para aprender habilidades que irão empregar em futuras pesquisas. Além disto obtém uma melhor compreensão de que grupo é mais adequado a suas pretensões de pesquisa. Ao final deste período o aluno deve ter escolhido um grupo de pesquisa adequado a seu perfil e convencido algum professor a aceitá-lo. Detalhes em First-Year Rotation Program.


 Comentário: Fica claro que eles percebem a dificuldade em um aluno poder selecionar previamente uma linha de pesquisa e um orientador. Além disto este modelo estimula a competição entre os grupos de pesquisa para atrair bons candidatos. Ao final há um relacionamento bem estabelecido e consistente entre o orientando e seu orientar e grupo. Evidentemente que os alunos devem ter dedicação exclusiva ao curso. Mas para termos uma real competitividade internacional isto é um requisito básico. Outro ponto importante é que os alunos são selecionados por sua qualidade e capacidade pessoais e não por quererem trabalhar com professores ou grupos que tem poder dentro do programa. Depois de selecionados os melhores alunos em CC é realizada a inclusão destes alunos em grupos de pesquisa.


Posts da série: