Pós-graduação: mestrado, doutorado e pós-doutorado no Inf.UFRGS

Orientações para os candidatos 

Nesta página estão sendo incluídos, em ordem decrescente de início, os projetos sob minha coordenação ou em que  participei. Apenas os projetos mais recentes e alinhados com as pesquisas atuais estão listados. Algo muito importante  para um candidato é justificar seus objetivos e seus pré-requisitos, para isto uma Carta de Motivação é essencial.

A lista de meus orientandos que já concluíram suas dissertações e teses, bem como o link para os textos completos se encontra em Orientandos.

 Se você está pensando em fazer um mestrado ou doutorado sobre Sistemas de Informação em um Curso avaliado como nível 7 da CAPES, dê uma olhada nos Orientandos, em seus trabalhos e nos projetos de pesquisa listados a seguir.

Meus projetos como orientação para candidatos

O objetivo do Grupo de Sistemas de Informação do Instituto de Informática da UFRGS é a investigação e o desenvolvimento de modelos, técnicas e ferramentas nas áreas de Engenharia de Software, Modelagem Conceitual de Banco de Dados e de Sistemas na Web, além da Recuperação, Análise e Recomendação de Informação. O grupo também atua com Mineração de Dados, em Textos e na Web. Tendo em vista o número significativo de pesquisadores que integra o grupo bem como as suas formações pós-graduadas diversificadas, o grupo cobre uma variada gama de temas de pesquisa.

Sugerimos que os alunos interessados em realizar um futuro mestrado ou doutorado conosco entrem em contato. A preparação de uma proposta, tanto de mestrado, quanto de doutorado deve ser cuidadosamente elaborada.

Edital de Doutorado

Edital de Mestrado


Pó-doc Inf

Após o término do Doutorado, os novos doutores precisam encarar uma escolha: buscar uma colocação profissional na Indústria, candidatar-se a vagas de professor em universidades públicas ou privadas ou, ainda, tentar inserir-se em centros de pesquisa ou empresas que invistam em pesquisa. Para tornar esta transição mais suave e produtiva, o Instituto de Informática da UFRGS oferta aos interessados um Estágio de Pós-Doutorado.

Financiado pela CAPES e pelo CNPq, o Pós-Doc, como é conhecido, depende da proatividade dos interessados. Através da elaboração e do envio de projetos de pesquisa às agências de fomento, por meio do PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) – que necessita da participação de um tutor vinculado à UFRGS –, os doutores podem receber bolsas por períodos variáveis. Ao longo dos anos, o Instituto de Informática tem recebido um número significativo de pesquisadores Pós-Doc.